Sobre nós
Nossa história
A Escola Capoeira Cidadã é parte integrante da Associação Civil Capoeira Cidadã, uma organização sem fins lucrativos, criada com o objetivo de salvaguardar a arte da Capoeira, dando continuidade a um trabalho realizado por Valter Fernandes - Mestre Curumim - desde 1995 na Freguesia de Jacarepaguá e adjacências. O Projeto Capoeira Cidadã já atendeu a mais de 3.000 alunos de escolas públicas da Cidade de Deus e adjacências.
Em Novembro de 2000, um grupo de capoeiristas e admiradores da cultura popular começou a se organizar a fim de utilizar todo o potencial da Capoeira como instrumento de inclusão social e cidadania.
Em 2005 foi fundada a Associação Civil Capoeira Cidadã, que possibilitou a primeira aprovação na Lei Rouanet no Ministério da Cultura e a ampliação das nossas ações.
A Capoeira Cidadã realiza diversos projetos socioculturais que ajudam na promoção da cidadania e da cultura popular, sendo reconhecida pela comunidade assistida, em mais de 10 anos de trabalho.
Idealizador do Projeto
Valter da Rocha Fernandes, mais conhecido como Mestre Curumim, teve sua formação na Capoeira como discípulo do Mestre Boneco do Grupo Capoeira Brasil.
Desde 1992, trabalha com o ensino e propagação da cultura brasileira por meio da Capoeira. Seus ensinamentos passaram por escolas, creches, clubes, centros culturais e universidades
Inclusão
Inclusão social e cultural através do ensino e
salvaguarda da arte da Capoeira
Desenvolvimento
A Capoeira como tecnologia social para o desenvolvimento infantil nos aspectos educacionais, socioafetivos e cognitivos.