Capoeira Cidadã

Projetos Sociais

Objetivos

A Escola Capoeira Cidadã utiliza a capoeira como tecnologia social para o desenvolvimento infantil nos aspectos educacionais, socioafetivos e cognitivos.

- Promover melhoria das condições e hábitos de saúde;
- Promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças com dificuldades em suas capacidades motoras e cognitivas;
- Melhorar o aprendizado escolar e oferecer estímulos para o pleno desenvolvimento infantil;
- Salvaguarda da capoeira e manifestações culturais correlatas que constituem o patrimônio imaterial da cultura brasileira.

MOTIVE

O Motive é um programa de avaliação, prescrição e consultoria para prática de exercícios físicos com foco no desenvolvimento infantil. 

Nosso objetivo é promover a melhora do desempenho físico-motor e cognitivo, através da criação de uma relação de afeto, motivando para a prática de atividades físicas e utilizando todo o potencial do exercício físico.

Nosso diferencial consiste na junção da larga experiência do corpo de profissionais, com a transcrição das mais recentes evidências da neurociência do exercício para a prática.

O Motive foi especialmente projetado para atender crianças e adolescentes com dificuldades no desenvolvimento  motor e cognitivo.

É enorme a carência de atendimento especializado para crianças de baixa renda com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Oferecer atividades inclusivas com suporte especializado, pode ser decisivo para que essas crianças adquiram autonomia para suas atividades ao longo da vida.

O programa envolve as seguintes etapas:

1- Avaliação (física, motora, cognitiva, ambiente familiar e social);
2- Planejamento das intervenções;
3- Atendimentos individualizados;
4 – Treinamento em família;
5 – Suporte para as aulas coletivas de Capoeira.

CAPOEIRA CIDADÃ

As atividades são oferecidas gratuitamente para alunos de escolas públicas da Cidade de Deus e adjacências, com idade entre 03 e 17 anos. As aulas de Capoeira tem duração de uma hora e acontecem 3 vezes por semana no contraturno escolar. Além da ginga, dos golpes, das acrobacias e dos procedimentos que fazem parte do ritual da Roda da Capoeira, os estudantes aprendem a tocar os instrumentos, as músicas, sua história e o a importância da cultura afro brasileira. É importante destacar que, acima de tudo, aprendem valores atitudinais de cooperação, respeito as diferenças e a ancestralidade.

Turmas:

03 a 06 anos
07 a 12 anos
13 a 17 anos

Seja um apoiador!

Junte-se a nós na construção de um futuro de igualdade e empoderamento através da Capoeira! Apoie nosso projeto social e faça parte da transformação de vidas por meio dessa arte marcial afro-brasileira. Promovendo inclusão, autoconfiança e cultura, buscamos oferecer oportunidades a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes acesso à educação, formação pessoal e um caminho para um futuro mais promissor. Sua contribuição pode fazer a diferença! Nos ajude a fortalecer o projeto, juntos, podemos fazer a diferença!