Quem somos

Associação Civil Capoeira Cidadã

Associação Civil Capoeira Cidadã é uma organização civil, sem fins lucrativos, que tem como missão: Incluir socialmente crianças e adolescentes em situação de risco, através do ensino e profissionalização nas diversas áreas relacionadas à capoeira, sempre preservando e divulgando os seus fundamentos.

page2_pic1

Em Novembro de 2000, um grupo de capoeiristas e admiradores da cultura popular, começou a se organizar a fim de utilizar todo o potencial da Capoeira como instrumento de inclusão social e cidadania. Em 2005 foi fundada a Associação Civil Capoeira Cidadã e, um ano depois, conseguimos a primeira aprovação na Lei Rouanet no Ministério da Cultura. Desde Dezembro de 2007, contamos com a constante parceria do Programa de Qualidade de Vida da MERCK S/A. A Casa da Moeda do Brasil firmou parceria com a instituição através do Prêmio Atitude Cidadã 2010. Em 2011, através de um convênio com o IPHAN, executamos o projeto QUERO VER PEGAR de divulgação do patrimônio imaterial brasileiro e, em Agosto de 2012, a LAMSA/INSTITUTO INVEPAR chega como novo parceiro da instituição.

Atualmente diversos projetos culturais são executados em nossa sede, o CENTRO CULTURAL CAPOEIRA CIDADÃ, sendo este um espaço familiar de desenvolvimento da cidadania e da cultura popular, altamente reconhecido e prestigiado na comunidade.

Nossas Atividades

Tem como objetivo principal capacitar os beneficiários para a produção dos instrumentos de Capoeira, abrindo uma oportunidade para geração de renda para os interessados. Todos passam pelas seguintes etapas: Iniciação ao artesanato, Profissionalização na confecção de instrumentos de Capoeira (atualmente com os cursos de Caxixi, Berimbau e encordoamento de Atabaque), Monitoria (ensinando o que aprendeu) e como Jovem Artesão, quando ele começa a receber pela confecção dos instrumentos ou monta a sua produção de forma independente.

Ministradas pelo Mestre Curumim e seus Instrutores, visam uma formação em todos os fundamentos da arte, respeitando os limites de cada faixa-etária e visando sempre como objetivo maior, a formação do indivíduo. Após o período de formação o aluno poderá continuar seus estudos na arte dentro da própria instituição.

Tem como o objetivo principal, estimular o estudo da língua portuguesa, a interpretação de texto e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. O diferencial dessas aulas são os temas utilizados. Todas as atividades e exercícios das aulas são baseados na Capoeira e na cultura popular. Estudamos português com músicas e textos sobre Capoeira, resolvemos problemas matemáticos sobre medidas de corda, junco e quantidades de berimbaus e caxixis.

A sala de apoio do Centro Cultural Capoeira Cidadã, ainda conta com 10 computadores com acesso a internet e um acervo cultural contendo livros, fitas de vídeos e diversos outros tipos de registros catalogados, sobre a Capoeira e cultura brasileira em geral. Este acervo está disponível para os beneficiários e colaboradores do projeto.

Tem como objetivo principal o desenvolvimento da motricidade fina, conhecimento das matérias primas e do processo de confecção do Caxixi, Berimbau e da corda de Capoeira. Durante as aulas, habilidades artísticas são despertadas e estimuladas, abrindo novas possibilidades de expressão.

A Biblioteca conta com cerca de 1400 livros de histórias, inclusive a de cordel escritas pelos próprios alunos do projeto em homenagem ao mestre Peixinho, consagrado capoeirista carioca.
Veja mais

Somente para alunos a partir dos 14 anos.

Informática

Com o objetivo de oferecer formação básica, nas áreas de web design e computação gráfica, capacitando os jovens para o mercado de trabalho e para formação de pequenos negócios nessas áreas. Os cursos terão duração aproximada de dois meses, cada turma terá 10 alunos, utilizando a estrutura da sala de apoio do CENTRO CULTURAL CAPOEIRA CIDADÃ.

Inclusão digital para os responsáveis dos alunos do projeto.

Funciona em sintonia com todas as atividades do projeto, sendo um instrumento pedagógico para as aulas de Capoeira, Artesanato, Apoio educacional, além de abordar temas sobre cidadania, tendo seu conteúdo adequado a essas atividades. Utilizamos vídeos educativos do site www.portacurtas.com.br, vídeos de Capoeira e outros filmes que tratem de assuntos pertinentes as atividades do projeto. Após cada apresentação realizamos exercícios de interpretação como: Redação, questionários, desenhos e debates.

Nossa Equipe