O Projeto Quero ver pegar!

O Projeto Quero ver pegar!

Em convênio firmado junto ao IPHAN para divulgação da cultura imaterial brasileira, a Capoeira, o Jongo e o Samba de Roda, Patrimônios Imateriais da nossa cultura e o próprio conceito de “Cultura Imaterial” e “Patrimônio Imaterial”, foram propagados em ações em 10 escolas públicas da Cidade de Deus e adjacências.

No segundo trimestre de 2011, foram realizadas oficinas de formação de Jovens Guardiões da Cultura Imaterial, onde vinte alunos de 14 à 18 anos, beneficiários do Projeto CAPOEIRA CIDADÃ, tiveram aulas de Capoeira, Jongo e Samba de Roda, instrução histórica e cênica. 10 alunos com melhor desempenho foram selecionados como Jovens Guardiões, recebendo uma bolsa auxílio para atuar nas ações de manutenção e promoção do patrimônio imaterial desenvolvidas pelo projeto.

Os Jovens Guardiões e a equipe da Capoeira Cidadã realizaram shows e palestras nas escolas parceiras, despertando o interesse e quebrando preconceitos sobre a cultura afro-brasileira.

Os alunos das escolas públicas foram convidados a participar do concurso cultural Quero Ver Pegar, nas categorias redação, desenho e apresentação.

Foram distribuídos berimbaus, atabaques e pandeiros para os primeiros colocados, o que serviu de grande motivação para a participação dos alunos.